Sobre

As distintas formas de conhecimento: mitológico, religioso, filosófico, científico – não obedecem à uma progressão hierárquica no que respeita a relacção entre si, pelo que, deve-se evitar o erro de concebê-las de modo linear, como se uma antecedesse a outra, como se houvesse uma progressão, de estados inferiores à estágios superiores, do mítico ao científico. Ao contrário, trata-se de demonstrar que tanto a consciência mítica, como a religiosa, filosófica e a científica possuem uma lógica própria, o que impossibilita determinar qual delas é a concepção de mundo mais elaborada. Em outras palavras, essas quatro concepções de mundo são possíveis, estão presentes na sociedade contemporânea, e devem ser aceitas e analisadas. (Meksenas, 2010)

É, imbuído desse espírito, de comprometimento imparcial com o conhecimento puro, belo e verdadeiro, que o Centro de Estudos Filosóficos e Artes Liberais (CEFAL), apresenta a EPISTEME, um autêntico baú do conhecimento humano logrado em todos os estágios de desenvolvimento da espécie até a contemporaneidade, promovendo a emancipação final do espírito humano.

A EPISTEME, tem como objectivo reunir e dar visibilidade à produção escrita nacional e internacional de textos referentes às distintas formas do conhecimento humano, contribuindo assim para o acesso à informação e democratização do conhecimento puro, belo e verdadeiro, produzido e editado em Angola.