Submissões

Esta editora não se encontra a aceitar submissões de momento.

Verificação da Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores têm que verificar que cumprem todos os seguintes requisitos nas suas submissões, e as submissões poderão ser enviadas de volta aos autores se não cumprirem estas instruções.
  • A submissão não foi previamente publicada, nem se encontra em consideração em outra editora (ou foi inserida uma explicação nos Comentários ao Editor).
  • O ficheiro da submissão encontra-se em formato Microsoft Word, RTF, ou OpenDocument.
  • Foram inseridos os URLs das referências, quando disponíveis.
  • O texto foi formatado em espaço simples; com fonte a 12 pontos; adota itálicos, em vez de sublinhados (exceto para endereços URL); e todas as ilustrações, figuras, e tabelas encontram-se no correto local no texto, e não todas no final.
  • O texto cumpre as normas estilísticas e bibliográficas referidas nas Instruções aos Autores, que podem ser lidas em Sobre a Editora.

Instruções aos Autores

O Repositório Científico do Cefal (RCD) integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das monografias, dissertações e teses defendidas nas instituições angolanas de ensino e pesquisa.

O RCD contribui para o aumento de conteúdos de monografias, dissertações e teses angolanas na internet, o que significa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. Além disso, o RCD também proporciona maior visibilidade e governança do investimento realizado em programas de pós-graduação.

Normas para submissão de originais

Os textos podem ser redigidos em língua estrangeira (preferencialmente inglês e espanhol), entretanto, os metadados, compreendendo o títuloresumo e palavras-chave devem ter versão nos idiomas portuguêsinglês e espanhol.

Apresentação dos manuscritos

O arquivo deve estar em formato Word.docx, corpo 12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, tamanho de página A4, justificado e os parágrafos com entrada de 1,5 cm. O texto deve ter obrigatoriamente as seguintes partes estruturais (incluindo referências, tabelas e figuras, se aplicável).

Estrutura do artigo

A estrutura do artigo deve seguir a sequência: título (português, inglês e/ou espanhol); resumo (português, inglês e/ou espanhol); palavras-chave (5 palavras chaves logo após o resumo nos respectivos idiomas (português, inglês e/ou espanhol); corpo do texto e referências (inserir apenas obras citadas no texto).

  • Introdução (sem sub tópicos);
  • Enquadramento teórico (com subtópicos);
  • Método (identificar subseções: participantes, instrumentos ou materiais e procedimentos); Resultados; Discussão (incluindo a conclusão) e Referências Bibliográficas.

Margens: superior, inferior e esquerda, 3 cm; direita, 2, 5 cm (margem normal).

Gráficos: devem seguir a mesma orientação das tabelas. Para não comprometer o padrão estético da revista e o processo de digitalização, os gráficos devem ser enviados também em Excel.

Tabelas: deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas sequencialmente e com a devida indicação de fonte e/ou autoria.

Figuras, fotos e ilustrações: devem ser numeradas sequencialmente e enviadas em alta resolução em arquivos separados.

A primeira vez que siglas ou abreviaturas forem mencionadas indicar sua equivalência por extenso. Não utilizar siglas e abreviaturas no resumo ou no título do artigo.

Extensão do artigo

O texto deve ser formatado em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 justificado. Primeira linha do parágrafo com avanço de 1,25cm. O tamanho para artigos é de 15.000 a 50.000 palavras com espaço, incluindo resumos e referências bibliográficas.

Os artigos devem ter entre 35 mil e 50 mil caracteres (com espaço); as resenhas até 6.000 caracteres (com espaço); dissertações e teses (em forma de resumo expandido, com quatro itens (sem numeração): introdução, objetivos, metodologia e resultados, perfazendo não mais que 4000 caracteres (com espaço).

Título em português: Times New Roman 14, negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas. Havendo subtítulo, deverá vir depois de dois pontos (:).

Título em inglês: Times New Roman 12, sem negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas. Havendo subtítulo, deverá vir depois de dois pontos (:).

Título em espanhol: Times New Roman 12, sem negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas. Havendo subtítulo, deverá vir depois de dois pontos (:).

Resumo:  O resumo deve apresentar ao leitor o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia, a relevância do estudo e apresentar os resultados obtidos. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, com extensão de 150 a 250 caracteres (com espaço). A palavra resumo em negrito, tanto ela quanto o texto devem ser grafados em Times New Roman 12, espaço simples justificado. Em seguida, devem constar o Resumo (Abstract) e Palavras-chave (Keywords) em inglês, no mesmo padrão, e/ou o resumo (Resumen) e palavras-chave (Palabras clave), no mesmo padrão.

 Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5. (Observe que entre cada palavra há um ponto. O RCD utiliza cinco palavras-chave que devem identificar o conteúdo do texto o mais precisamente possível). Também a expressão "Palavras-chave" deve vir em negrito no mesmo padrão do resumo, seguido de dois pontos (:).

A palavra Introdução e os entretítulos devem ser numerados em algarismo arábico, sequencial; formatados Times New Roman negrito 12, caixa alta e baixa, espaço 1,5 alinhado à esquerda, sem ponto entre o número e o entretítulo.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

CITAÇÃO

No corpo do texto, o itálico deve ser utilizado apenas para palavras estrangeiras. Sugerimos não acrescentar destaques, grifos, etc. Títulos de obras devem aparecer com letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (Exemplo: Coaching aplicado ao processo de ensino-instrução), e capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

Outros usos do itálico:

et al.: para indicação de mais três a cinco autores, neste caso, na primeira citação, deve-se indicar o sobrenome de todos os autores, quer sejam três, quatro ou cinco autores, estando dentro ou fora de parênteses, seguidos do ano de publicação. Nas citações subsequentes, os autores devem indicar o primeiro sobrenome seguido de et al. e a data de publicação.

Quando a citação for de seis ou mais autores, cita-se o sobrenome do primeiro seguido de et al. e a data de publicação. Porém, na referência bibliográfica serão incluídos os sobrenomes de todos os autores.

NOTAS DE RODAPÉ

     In: que indica parte da obra;  

     [S. l.] que indica sem local de publicação;

     [s. n.] que indica editora sem identificação na publicação;

     [S.l.: s.n.] que indica local e editora sem identificação na publicação;

     [Op. Cit] que indica que uma obra já foi citada;

     [idem] para indicar que a citação pertence ao mesmo autor;

     [Ibidem] para indicar que a ideia é do mesmo autor;

     [Apud] que indica que o autor foi citado por outrem;

     [In loco ou In situ] que indica que a citação foi extraída da mesma página ou no mesmo lugar;

     [In] para indicar a relação entre o capítulo e a obra;

     [Cf.] para conferir uma obra.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos nesta editora serão usados exclusivamente para os propósitos da editora e não serão tornados públicos para qualquer outro propósito ou disponibilizados a terceiros.